terça-feira, 11 de setembro de 2018

Algumas coisas que você não deve dizer ao público

coisas que você não dever falar em público


No artigo de hoje veremos 3 coisas que você, definitivamente, NÃO deve fazer ao falar em público!

1ª coisa: não peça desculpas!


Visualiza aí a seguinte situação: Você chega diante do público e já começa: Oi gente, boa noite, desculpa que eu tô um pouco rouca, é que eu tô gripada, mas a gente vai conseguindo dar um jeito aqui!

Gente, perdão pelo atraso, vocês não sabem o que me aconteceu no meio do caminho furou o pneu do meu carro, e aí eu me atrasei pra chegar aqui porque ninguém tem nada a ver com os seus problemas. Nada mesmo!

E começar pedindo desculpas já direciona a atenção do público pra um ponto negativo da sua apresentação. Então, nada de ficar se desculpando!

Limite-se a dizer bom dia, boa tarde, boa noite eu estou muito feliz por estar aqui hoje tendo a oportunidade de falar para vocês. Ponto.

Dica nº 2: não assuma estar com medo, nervoso ou ansioso primeiro, porque nem sempre a platéia percebe, a sensação d o nervosismo, o tremor, a boca seca e aquela sensação de adrenalina tá muito mais perceptível para quem vai apresentar do que para as pessoas que estão te assistindo.

E se eu já começo a minha apresentação assumindo que eu tô nervosa pode até ser que, conscientemente, a plateia se penalize: Poxa, coitada, a menina tá nervosa pra falar, né?
Mas inconscientemente ou às vezes até conscientemente mesmo Sabe qual vai ser o pensamento das pessoas?

Hum, essa pessoa não está segura do que está falando. Será que é verdade isso mesmo? Você pode ter plena certeza daquele assunto que você está abordando mas quando você assume esse nervosismo, isso faz com que você perca a sua credibilidade.

Dica nº 3: não desvie a atenção dos ouvintes


E como é que você pode desviar a atenção? Fazendo gestos muito exagerados na sua apresentação!
Pensa que nada pode roubar a cena do conteúdo que você está abordando, então quanto menos você distrair a plateia, melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário